CURSO BULIMIA NERVOSA

AULA 4 | COMPLICAÇÕES MÉDICAS NA BULIMIA NERVOSA

A BULIMIA NERVOSA ESTÁ FREQUENTEMENTE ASSOCIADA A OUTROS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS, COMO DEPRESSÃO, ANSIEDADE E TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.

As complicações médicas na bulimia nervosa podem afetar diversos sistemas do corpo e podem ser potencialmente fatais se não forem tratadas adequadamente. Dentre as complicações podemos mencionar que as principais são: gastrointestinais, dentárias, cardiovasculares, renais, endócrinas e metabólicas, psiquiátricas, musculoesqueléticas. Assim, uma equipe multidisciplinar é necessária para o tratamento da doença.

O seu objetivo de aprendizagem nesta aula é: entender as complicações médicas e avaliação da bulimia nervosa.

Bom estudo!

TEXTO 4:

 

SINTOMAS E SINAIS

 

Os sintomas médicos mais comuns da bulimia nervosa são letargia, menstruação irregular, dor abdominal e inchaço e constipação.

Dentro do contexto de um exame físico completo, as partes principais incluem peso e altura; sinais vitais, incluindo frequência cardíaca, pressão arterial em decúbito e em pé e temperatura; pele; orofaríngeo; exame abdominal e neurológico para avaliar outras causas de perda de peso ou vômitos. 

Os sinais comuns de bulimia nervosa são taquicardia, hipotensão, xerose, inchaço da glândula parótida e erosão do esmalte dentário. 

 

 

 

VÍDEO 3:

SAIBA MAIS!

 

GIBSON, D.; WORKMAN, C.; MEHLER, P. S. Medical Complications of Anorexia Nervosa and Bulimia Nervosa. Psychiatric Clinics of North America, v. 42, n. 2, p. 263–274, 2019.

 

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31046928/

 

RESUMO FINAL

A bulimia nervosa apresenta uma sequência prototípica em que há primeiramente a restrição calórica, posteriormente compulsão alimentar e por fim os mecanismos compensatórios.

Vários aspectos impulsivos e compulsivos podem ser identificados nas fases da doença.

Suas complicações precisam ser entendidas para uma abordagem terapêutica coerente do paciente.

 

 

Navegue nas aulas: